Fique por Dentro

Os tratamentos contra o câncer mais utilizados são:

Cirurgia

É a modalidade de tratamento mais antiga e mais definitiva, principalmente quando o tumor está em estágio local ou inicial e em circunstâncias anatômicas favoráveis para sua retirada.
Para alguns tipos de câncer apenas a cirurgia não é suficiente, devido à disseminação de células cancerosas local ou difusamente. Nestes casos, associa-se à cirurgia outra modalidade de tratamento como radioterapia ou quimioterapia.

Radioterapia

É o mais utilizado para tumores localizados que não podem ser ressecados totalmente, ou para tumores que costumam retornar ao mesmo local após a cirurgia. Tem efeitos colaterais, principalmente por lesão de tecidos normais adjacentes ao tumor. A quantidade de radiação utilizada depende do tipo de tumor.

Quimioterapia

Foi o primeiro tratamento sistêmico para o câncer. Na maioria das vezes consiste em uma associação de drogas, pouco eficazes se utilizadas sozinhas, pois nos tumores há subpopulações de células com sensibilidade diferente às drogas antineoplasicas. Os mecanismos de ação das drogas são diferentes, mas sempre acabam provocando uma lesão no DNA celular, como uma “barra de ferro que trava uma engrenagem” inviabilizando seu funcionamento. A toxicidade nas células normais é a causa dos efeitos colaterais como náuseas, vômitos e queda da imunidade por efeito nos glóbulos brancos e vermelhos.
A quimioterapia pode ser usada como tratamento principal (nas leucemias, linfomas, câncer de testículo),após a cirurgia (adjuvante), ou antes, da cirurgia (neoadjuvante) ou ainda associada a radioterapia.

Terapia Biológica

Nesta forma de tratamento são utilizados os modificadores da resposta biológica do corpo frente ao câncer, "ajudando-o" a combater a doença (são as linfoquinas e os anticorpos monoclonais).
Utilizam-se, também, as drogas que melhoram a diferenciação das células tumorais, tornando-as de mais fácil controle. Este tipo de tratamento, em estudo, é o mais promissor para o futuro, possui menos efeitos colaterais que os atuais e é mais inteligente.

Convênios:
Endereço: Rua Manoel de Carvalho, 94 | Espinheiro | Recife-PE - CEP: 52050-370
E-mail: atendimento@unionco.com.br | Fone: (81) 3241-6355