Câncer de mama

O câncer de mama é o câncer mais comum na mulher, com mais de 60.000 casos ao ano no Brasil. Também corresponde a primeira causa de morte por câncer no sexo feminino. Apesar de raro também pode ocorrer no sexo masculino, no entanto corresponde a menos de 1% dos casos.

Os principais fatores de risco estão associados a idade avançada, história familiar e história pessoal da doença. Antes dos 35 anos a incidência e relativamente rara, aumentando a partir dos 50 anos de idade. A história familiar esta associado principalmente com parentes de primeiro e segundo grau. Mulheres com passado de câncer de mama apresentam uma maior predisposição a um segundo câncer na mesma mama ou na mama contralateral. Outros fatores de relevância estão associados a terapia de reposição hormonal, obesidade e sedentarismo.

Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no seu estadio inicial, podendo ser perceptível apenas uma massa ou tumoração na mama. Apenas em quadros avançados teremos sinais de endurecimento mamário e saída de secreção ou sangue pelo mamilo.

Os melhores exames para o diagnostico são a mamografia e a ultrassonografia. A mamografia e mais indicados em mamas com muito tecido mamário, já o ultrassom para mamas mais densas e de pacientes jovens. Com a realização dos exames podemos classificar os nódulos com características benignas e aqueles mais suspeitos e com maior predisposição de malignidade.

A melhor maneira de se prevenir é através da realização do autoexame das mamas que devem ser realizados mensalmente, preferencialmente 1 semana após a menstruação quando as mamas estão menos sensíveis. Na percepção de qualquer alteração um medico deve ser procurado.

O rastreamento preconizado pela sociedade brasileira de mastologia e a sociedade brasileira de oncologia clínica deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade. Os exames indicados são mamografia associado à ultrassonografia mamaria e devem ser realizados anualmente. Em mulheres com história familiar o rastreamento deve ser iniciado 10 anos antes do caso índice.

O câncer de mama tem cura, principalmente se for diagnosticado em sua fase inicial. Dai a grande importância nos métodos de prevenção e orientação, sendo o rastreamento uma peça fundamental no combate a doença.

 

Convênios:
Endereço: Rua Manoel de Carvalho, 94 | Espinheiro | Recife-PE - CEP: 52050-370
E-mail: atendimento@unionco.com.br | Fone: (81) 3241-6355