Câncer e prevenção
Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças as quais têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo em situações mais avançadas. Hoje, o câncer corresponde a segunda causa de morte em todo o mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.
As causas da doença são variadas, podendo estar associadas a fatores genéticos, agentes externos relacionados ao meio ambiente e ao envelhecimento. 70% a 80% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, alguns deles são bem conhecidos como: o cigarro que pode causar câncer de pulmão; a exposição excessiva ao sol que pode causar câncer de pele; o excesso de alimentos em conserva que pode causar câncer de intestino. Até mesmo o próprio envelhecimento é um importante fator de risco, pois acarreta mudanças nas células, aumentando a suscetibilidade à proliferação maligna. 10% das neoplasias são de causa genética e isso requer um cuidado maior em indivíduos com histórico familiar com casos confirmados.
O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores do câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao tempo em que ela esteve fumando.
O objetivo da prevenção é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui adotar um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras. Os principais fatores de risco estão associados ao tabagismo, alimentação inadequada, excesso de peso, fatores ocupacionais, doenças sexualmente transmissíveis, exposição solar, sedentarismo, entre outros.
É importante deixar claro que um grande número dos casos pode ser prevenido com cuidados adequados, e quando é rastreado em casos iniciais, o câncer tem cura, podendo ser solucionado definitivamente e preservar a qualidade de vida.