Fique por Dentro

O que é o Câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

O que Causa?

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

Conhecemos os fatores de risco causais do câncer em cerca de 80% dos casos. Entre os principais fatores de risco está o tabagismo, que além do câncer de pulmão, é fator de risco importante para tumores de boca, garganta, esôfago, bexiga entre outros. Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser atribuídos ao cigarro, significando que se ele fosse banido hoje, em algumas décadas teríamos praticamente um terço a menos de casos de câncer.

Em um país tropical como o nosso, o sol representa um perigo constante para a pele. A exposição excessiva, por motivos variados, desde ocupacionais até lazer, constitui fator de risco extremamente importante. Além dos carcinomas, pode ocorrer um tipo mais agressivo de câncer de pele, conhecido como melanoma maligno, caracterizado em geral por uma pinta negra, que pode coçar ou apresentar alterações em seu tamanho. A prevenção do câncer de pele deve ser feita desde a infância, com protetores solares e exposição adequada ao sol, antes das 10 horas da manhã e após as 4 horas da tarde. Além dos raiossolares, outras radiações ionizantes também devem ser evitadas em excesso, como os raios X, por exemplo.

Uma dieta inadequada também pode ser fator de risco para o câncer, principalmente relacionado ao trato digestivo. Dietas com excesso de alimentos condimentados, defumados ou conservados, gorduras de origem animal, carnes vermelhas, ou alimentos processados podem ser consideradas de risco para o câncer, principalmente de estômago, intestino grosso, mama e próstata. Outro fator de risco importante, que deve ser considerado, é o consumo excessivo de álcool, principalmente destilados, que estão relacionados com tumores de boca, garganta, esôfago e estômago.

O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.

Os vírus também constituem fator de risco importante para alguns tipos de câncer. O principal deles é o Vírus do Papiloma Humano ou HPV, que está diretamente relacionado ao câncer de colo de útero e câncer de ânus, podendo ser transmitido por contato sexual. Existem exames disponíveis para o diagnóstico e identificação da presença do HPV. Mulheres devem fazer exame ginecológico de rotina, e qualquer pessoa, homens ou mulheres, sob risco devem fazer exames preventivos. O vírus da hepatite B também pode ser considerado como fator de risco para câncer de fígado, podendo ser transmitido por contato de secreções ou transfusão de sangue. A vacina é disponível e deve ser indicada para indivíduos sob risco de contágio.

 

 

Convênios:
Endereço: Rua Manoel de Carvalho, 94 | Espinheiro | Recife-PE - CEP: 52050-370
E-mail: atendimento@unionco.com.br | Fone: (81) 3241-6355