Unionco pioneira no Norte/Nordeste

PROGRAMA DE TRATAMENTO DOS TUMORES DO PERITONEO DA CLÍNICA UNIONCO/HOSPITAL PORTUGUÊS

Cirurgia citoredutora com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal (HIPEC)

A carcinomatose peritoneal é uma grave doença que consiste na disseminação de um tumor maligno na cavidade abdominal. Essa neoplasia pode ser derivada do apêndice, do peritoneo (mesoteliomas), do intestino grosso, além do ovário ou do estômago

Há grandes avanços no tratamento dessa doença, que até poucos anos era inexoravelmente fatal e não respondia eficientemente a nenhum tratamento.

A HIPEC é uma cirurgia complexa que consiste na ressecção cirúrgica do tumor peritoneal e o uso de quimioterapia a temperatura elevada (41 oC )no interior da cavidade abdominal.

Médicos da equipe do Programa fizeram viagens de estudos aos maiores Centros Médicos do Brasil e do exterior, como ao Washington Hospital Center, maior experiência mundial no assunto e ao Hospital L’Achert II , em Nice , na França.

Dr. Eduardo Miranda, cirurgião oncologista e coordenador do grupo, aprofundou-se no estudo experimental da carcinomatose e escreveu tese de doutorado sobre o assunto, publicada em importante revista internacional de pesquisa em Oncologia (“ AntineoplasticEffectofAqueousExtractofPlectranthusAmboinicus in Erlich Carcinoma “. JournalofCancer .Vol 4 573-576. 2013)

equipe da ClÍNICA UNIONCO associada a cirurgiões, oncologistas clínicos, intensivistas, anestesistas e um grande grupo de profissionais , iniciou em Março de 2003 , pioneiramente no Norte – Nordeste um programa de HIPEC , inicialmente no Hospital Esperança .

Esse programa teve continuidade no Pavilhão João de Deus do Hospital Português do Recife.

A última série de paciente, nos últimos seis meses, consolidou a experiência do grupo nessa modalidade complexa de tratamento oncológico.

Os resultados foram apresentados em vários eventos científicos de Oncologia, inclusive no Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, ocorrido em junho de 2016.

Os resultados são estimulantes e provocam crescente interesse no aprimoramento da técnica, no aprofundamento dos estudos e do intercâmbio com outros centros, o que beneficiará um grande número de pacientes.

HIPEC - INDICAÇÕES CONSOLIDADAS:

  • Tumor de apêndice com disseminação peritoneal;
  • Tumor do intestino grosso com disseminação intra-abdominal;
  • Tumores primários do peritoneo (mesoteliomas);

HIPEC - INDICAÇÕES EM CASOS SELECIONADOS:

  • Tumor de ovário;
  • Tumor de estômago.

Convênios:
Endereço: Rua Manoel de Carvalho, 94 | Espinheiro | Recife-PE - CEP: 52050-370
E-mail: atendimento@unionco.com.br | Fone: (81) 3241-6355