A Clínica UNIONCO e os desafios da Oncologia no Século 21

Dr. Eduardo Miranda

Cirurgião Oncologista

Diretor da Clínica UNIONCO

A Clínica UNIONCO foi fundada no ano 1992 e já atendeu mais de 11.000 mil pacientes oncológicos.

Conta com sua unidade principal em Recife, na Rua Manuel de Carvalho, 94, onde concentra suas atividades principais, constando de atendimento nas áreas de Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Mastologia.

Atualmente conta com 9 médicos nas diversas áreas relacionadas ao tratamento dos tumores, prestando atendimento ambulatorial e hospitalar em diversas Instituições de Recife.

Conta também com serviços integrados e de apoio permanente nas áreas de Enfermagem Oncológica, Psicooncologia, Nutrição em Oncologia e Farmácia Oncológica.

Todos os seus médicos e demais profissionais são qualificados com títulos de especialista nas suas respectivas áreas, além de contar com mestres e doutores em seus quadros.

A Clínica é dirigida pelo Dr. Eduardo Miranda, cirurgião oncologista, Mestre e Doutor em Cirurgia e professor de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco.

Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) em Pernambuco. No ambiente da Clínica são realizadas consultas médicas especializadas e terapia oncológica com medicamentos, em regime ambulatorial (Qumioterapia, Terapia Biológica e Hormonioterapia).

Contamos também com uma unidade hospitalar, em vias de instalação em Hospital privado da cidade do Recife.

Ao longo de sua existência a UNIONCO acumulou experiência relevante na abordagem multidisciplinar das neoplasias.

Desse modo foi a primeira clínica a implantar o Registro de Câncer nos moldes do Ministério da Saúde na região.

A Clínica UNIONCO planejou e executou, através de sua equipe médica e de profissionais associados, a implantação de um Programa de Tratamento das Neoplasias do Peritônio, no ano de 2008, no Hospital Esperança, em Recife, pioneiramente no Norte-Nordeste do Brasil.

Esse programa se mantém hoje no Hospital Português, regularmente.

Na sua implementação foram necessários vários anos de estudos preliminares, além de visitas a centros de referência no assunto no mundo, como o Washington Cancer Center, nos Estados Unidos da América, o Memorial Sloan – KetteringCancer Center, no mesmo país, e o Hospital L’Archet II, em Nice, França.

O Dr. Eduardo Miranda, coordenador da equipe, fez tese de Doutorado sobre estudos experimentais com neoplasias do peritônio, aprofundando suas observações sobre o assunto e compartilhando com sua equipe os conhecimentos adquiridos.

Os tumores do peritônio são um imenso desafio na Oncologia e seu tratamento, complexo e multidisciplinar, exige treinamento e qualificação aprofundados.

O tratamento desses tumores constitui uma fronteira avançada da Oncologia, e a realização da Cirurgia Citoredutora com Quimioterapia Hipertérmica Intraperitoneal (HIPEC) obtém resultados expressivos e aprimorados em relação às abordagens convencionais nos tumores do peritônio, do apêndice, dos colons e dos ovários, entre outros.

Trata-se de um procedimento cirúrgico de alta complexidade, que demanda estrutura hospitalar aprimorada e equipe médica com treinamento específico.

Consiste na retirada total ou parcial do peritônio tumoral, associada a ressecção de múltiplos tumores em várias localizações da cavidade abdominal, seguidos de quimioterapia no inteiror da cavidade peritoneal associada a hipertermia a 41 o C.

A HIPEC é um procedimento de rotina praticado hoje pela equipe da UNIONCO, feita dentro de critérios padronizados e de alta de qualidade técnica.

Seus resultados em nossa experiência já foram avaliados, apresentados em Simpósios e Congressos e consolidados e reconhecidos ao longo do tempo.

A UNIONCO é Centro de Referência para Tratamento de Melanomas, atributo concedido pelo Grupo Brasileiro para Estudos dos Melanomas (GBM) e tem aproximadamente 400 casos tratados dessa neoplasia. Fornece regularmente dados de protocolo do GBM para o Banco de Dados Nacional dessa Instituição, um dos maiores no mundo.

Os melanomas da pele são os tumores malignos humanos de maior aumento da incidência na últimadécada. Esse aumento se deve a marcantes modificações ambientais relacionadas com a camada de ozônio e a emissão de raios ultravioleta, causa única e cientificamente comprovada dessa neoplasia.

Dada a gravidade que alguns casos assumem, com a ocorrência de metástases de difícil controle, se impõe a introdução de novos métodos de tratamento e diagnóstico precoce desse tumor.

No ano de 1998 a Clínica iniciou programa de Mapeamento Linfático com Pesquisa de Linfonodo Sentinela, em associação com o Instituto Real Nuclear do Hospital Português.

Consiste em método para detecção precoce de metástase do sistema linfático nos melanomas e outros tumores comomama, colo do úter, vulva e outros.

Dessa forma foi implementada experiência com esse método em diversos tipos de tumores, especialmente nos melanomas e contamos hoje com mais de 200 casos em que foi executada essa técnica.

Nossa experiência já foi relatada em diversos trabalhos científicos, Congressos e reuniões médicas.

A UNIONCO sediou a representação estadual da Associação Brasileira de Câncer Gástrico e no ano de 2006 patrocinou A Jornada Brasileira de CâncerGástrico, em Recife, importante evento científico, marco de sua participação nas atividades científicas na Oncologia em nosso meio.No ano seguinte patrocinou a elaboração de cinco trabalhos científicos apresentados no 7º Congresso Mundial de Câncer Gástrico realizado em São Paulo (Maio de 2007).

Também participou oficialmente do programa da Prefeitura do Recife de Ambientes Livres do Fumo.

Desde a sua fundação a Clínica UNIONCO patrocinou a apresentação de dezenas de trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais de oncologia e várias publicações importantes na área em revistas de repercussão nacional e internacional.

A Clínica mantém vinculação científica com a disciplina de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, estabelecendo parceria para treinamento de estudantes e residentes ligados aquela instituição.

A UNIONCO tem produção científica regular e expressiva, contando com o apoio institucional da OSCIP CORE, (Centro de Oncologia do Recife ) grupos de estudo em várias modalidades, os quais estão em andamento, com a participação de estudantes de três Faculdades de Medicina do Recife.

Em outubro de 2015 a equipe da UNIONCO participou ativamente do Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), que ocorreu pela primeira vez no Nordeste, na cidade de Salvador.

Foi um Congresso Internacional, com a presença de 50 convidados estrangeiros, entre eles expoentes da Oncologia mundial em diversos países.

No referido Congresso a UNIONCO apresentou oito trabalhos, todos eles bem avaliados e depois publicados na mais importante revista europeia de Cirurgia Oncológica ( EuropeanJournal of Surgical Oncology (EJSO).

No referido Congresso o Dr.Eggermont, diretor do Institute Gustave Roussy, de Paris e maior Centro de Oncologia da Europa, em palestra antológica, comentou que a Oncologia do século 21 enfrenta imensos desafios. Entre eles o de racionalizar os custos, que se tornam imensos paralelamente ao avanço tecnológico e à produção de novos medicamentos.

De outro lado citou a imperiosa necessidade de estender os recursos que a tecnologia oferece ao maior número de pessoas possível. Comentou também que os oncologistas de hoje tem o imenso privilégio de viver em um tempo em que se apresentaram os maiores avanços científicos na história da Oncologia, desde o início da sua existência.

Cumpre a nós oncologistas, os apetrecharmos desses conhecimentos, com afinco, em benefício dos nossos pacientes que tanto deles necessitam, para que seja mantida sua saúde e sua vida.

Essa é a elevada missão de todos os oncologistas.

Essa é a missão da Clínica UNIONCO.

Unidade de Cirurgia e Oncologia – UNIONCO Recife
Rua Manoel de Carvalho, 94 Aflitos
Recife – PE
Telefone: (81) 3241-6355
(81) 3241-3630
Site: www.unionco.com.br
E-mail: atendimento@unionco.com.br

Convênios:
Endereço: Rua Manoel de Carvalho, 94 | Espinheiro | Recife-PE - CEP: 52050-370
E-mail: atendimento@unionco.com.br | Fone: (81) 3241-6355