(81) 3241-6355 / 3241-3630 / (81) 3427-0019

atendimento@unionco.com.br

Rua Manoel de Carvalho, 94

Espinheiro, Recife-PE - CEP: 52050-370

Redes Sociais
Câncer e prevenção | UNIonco
fade
4055
post-template-default,single,single-post,postid-4055,single-format-standard,theme-medigroup,mkd-bmi-calculator-1.1.2,mkd-core-1.4.2,woocommerce-no-js,medigroup-ver-1.7,mkd-smooth-scroll,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-type1,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-default,mkd-header-minimal-in-grid-border-disable,mkd-search-dropdown,mkd-woocommerce-columns-4,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
UNIonco  >  Notícia   >  Câncer e prevenção

Câncer e prevenção

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças as quais têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo em situações mais avançadas. Hoje, o câncer corresponde a segunda causa de morte em todo o mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

As causas da doença são variadas, podendo estar associadas a fatores genéticos, agentes externos relacionados ao meio ambiente e ao envelhecimento. 70% a 80% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, alguns deles são bem conhecidos como: o cigarro que pode causar câncer de pulmão; a exposição excessiva ao sol que pode causar câncer de pele; o excesso de alimentos em conserva que pode causar câncer de intestino. Até mesmo o próprio envelhecimento é um importante fator de risco, pois acarreta mudanças nas células, aumentando a suscetibilidade à proliferação maligna. 10% das neoplasias são de causa genética e isso requer um cuidado maior em indivíduos com histórico familiar com casos confirmados.

O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores do câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao tempo em que ela esteve fumando.

O objetivo da prevenção é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui adotar um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras. Os principais fatores de risco estão associados ao tabagismo, alimentação inadequada, excesso de peso, fatores ocupacionais, doenças sexualmente transmissíveis, exposição solar, sedentarismo, entre outros.

É importante deixar claro que um grande número dos casos pode ser prevenido com cuidados adequados, e quando é rastreado em casos iniciais, o câncer tem cura, podendo ser solucionado definitivamente e preservar a qualidade de vida.